Projetos
Orquestra Escola
O estudo da Música pretende garantir ao aluno/músico/beneficiário a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos de mundo. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, concentração, coordenação motora, do equilíbrio, da autoestima, do autoconhecimento, da autorrealização, da acuidade auditiva, da destreza do raciocínio, da disciplina pessoal, além de poderoso meio de integração social, promovendo descobertas sonoras através de atividades lúdicas viabilizando condições para satisfazer as necessidades bio-psico-sociais do aluno. A visão de uma escola de orquestra permanente permite a reflexão não só do desenvolvimento instrumental que reflete no repertório, mas na permanente construção da linguagem musical.

Desta forma, a Orquestra Escola cumpre o papel de formação orquestral mantendo integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical principalmente por ser trabalhada com a prática coletiva. Para desenvolver as habilidades relacionadas às competências citadas e aos valores a serem trabalhados com os alunos/músicos/beneficiários e em todos os níveis musicais com base às práticas citadas, são utilizadas pesquisas baseadas em métodos ativos de ensino musical de Dalcrose, Kodály, Willems, Suzuki, alguns pedagogos musicais brasileiros como Sá Pereira e Vila Lobos com o “modus operandi” do EL SISTEMA.